CacauBlog

Quer perder massa gorda? 7 erros que não deve fazer!

Tentar perder peso/ massa gorda pode ser frustrante e desmotivador. Mas deixa-me dizer-te que quanto mais obcecada(o) estiveres, menos resultados terás. O primeiro passo é deixar fluir e seguir as recomendações de uma forma natural. Procura o acompanhamento correto e tira as tuas dúvidas ao invés de acreditar em tudo o que lês online.

 

Em jeito de resumo, compilei os 7 erros que a maioria das pessoas comete quando tenta perder massa gorda:

 

1 – Focar apenas no peso da balança

É tentador pesar dia sim dia não para ver se (finalmente) perdemos ou ganhamos aqueles quilos na balança. O que acontece é que as flutuações de peso acontecem mais frequentemente do que imaginas. Devido à retenção de líquidos, ao processo de digestão, aos treinos, etc. Se o número na balança não se mexer, tem em consideração que podes estar, sim, a perder massa gorda. E se não tens oportunidade de saber a tua massa gorda, vê o progresso através dos perímetros, da roupa e de fotografias.

 

2 – Não comer alimentos reais

Uma das piores coisas que podes fazer num processo de perda de massa gorda é basear a tua alimentação em pozinhos, suplementos e alimentos altamente processados. Existem estudos a mostrar que a ingestão de alimentos processados pode ser o maior fator para a situação de obesidade e problemas de saúde da sociedade atual. Sempre que possível, opta por alimentos simples, minimamente processados.

 

3 – Não saber ler os rótulos (e achar que sim)

Olhar para um rótulo e só ler as calorias e os açúcares é o maior erro que as pessoas podem cometer. O rótulo alimentar é o conjunto de várias coisas, incluindo a lista de ingredientes e não apenas a tabela nutricional. Pressupõe a junção de vários parâmetros e, infelizmente, vários produtos alimentícios são intitulados como “super saudáveis” quando, na verdade, estão bem longe de ser adequados. Lê a lista de ingredientes e procura alimentos reais.

 

4 – Beber as calorias

Este ponto é óbvio: preferes comer ou beber as tuas calorias de forma a ficar saciado durante mais tempo? Muitas pessoas cortam os refrigerantes da alimentação quando estão a tentar perder massa gorda, o que é excelente. Mas o que se esquecem de retirar são os sumos de fruta. Quando bebemos sumos de fruta estamos a retirar a fibra, e tudo aquilo que vamos absorver são açúcares. O excesso de açúcares livres pode levar não só a problemas de controlo de peso, como também problemas de saúde a curto-longo prazo.

 

5 – Ter expetativas irrealistas

É bom estar motivado para atingir um determinado objetivo. Mas a maioria das pessoas prefere mudar tudo de uma só vez, acabando por não manter a longo prazo. Há um estudo que mostrou que várias mulheres, obesas e com sobrepeso, e que esperavam perder um número considerável de peso, acabavam por desistir passado 6 a 12 meses. Ajustar as expetativas é fundamental para conseguir atingir o peso ideal.

 

6 – Não ingerir fibra suficiente e achar que sim

A fibra é conhecida pelos seus inúmeros benefícios, desde a saúde intestinal ao aumento da saciedade. A fibra solúvel ajuda a reduzir o apetite, daí que a ingestão de fibra deve ser aumentada e ajustada a cada pessoa.

 

7 – Comer demasiadas calorias ou calorias a menos!

Já toda a gente sabe que se o objetivo é perder peso/ massa gorda, tem que existir défice calórico. Ou seja, tens que comer menos e gastar mais. O que acontece é que podes pensar que não estás a ingerir muitas calorias, mas, de facto, a maioria de nós tende a sobrestimar o que comemos. Podes inclusive estar a consumir os alimentos mais saudáveis do mundo, mas continuam a ter calorias… Daí que controlar porções é chave.

Por outro lado, descer em demasia as calorias diárias pode causar um problema muito grande. Dietas com as calorias demasiado baixas podem levar a uma diminuição do metabolismo e à perda de massa muscular.

 

 

Isabel Pedroso Silva

Nutricionista na área clínica, a favor de uma alimentação mais real e responsável (cédula 3836N).

@isabelpedrososilva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos

A nossa receita é o seu bem estar

Contactos